Restaurações Estéticas Cerâmicas (Coroas, Facetas e Lentes de Contato)

As cerâmicas odontológicas modernas possuem uma gama enorme de composições, para as mais variadas indicações, sendo extremamente resistentes e capazes de simular com perfeição as propriedades ópticas dos dentes naturais. Dessa forma, as coroas (cobertura total dos dentes), as facetas (cobertura da face externa visível dos dentes) ou lentes de contato (facetas extremamente finas), todas fabricadas em cerâmica, são o tratamento de escolha para aquelas situações onde existe comprometimento funcional ou estético dos dentes naturais. As lentes de contato cerâmicas, cuja técnica permite sua construção em espessuras muito reduzidas de até 0,3 mm, são especialmente indicadas quando se deseja tratamentos conservadores, com mínimo desgaste da estrutura dentária. Uma correta e cuidadosa avaliação clinica é essencial para se definir a melhor indicação para cada caso e estabelecer um plano de tratamento adequado. Uma conduta muito interessante e que permite ao paciente vislumbrar com antecedência o resultado estético do seu tratamento é fazer uma simulação (mockup) em resina sobre os dentes naturais, auxiliando o mesmo no processo de decisão entre fazer ou não o tratamento.

Saiba +

Restaurações Computadorizadas CAD-CAM em uma Única Consulta

Através de um scanner de alta precisão e um software gráfico especial, a forma tridimensional dos dentes é capturada e interpretada para gerar uma restauração virtual. Esta é então transformada em uma restauração real através da fresagem de um bloco cerâmico de alta resistência e na cor natural dos dentes. Após ajustes em boca, a peça cerâmica recebe acabamento e é cimentada definitivamente sobre o dente, normalmente na mesma consulta. Esta técnica revolucionária evita moldagens desagradáveis, restaurações provisórias que se soltam e demoras com serviços de laboratório.

Saiba +

Plástica Gengival e Reposicionamento do Lábio

Assimetrias gengivais ou posicionamento elevado dos lábios superiores, mostrando grandes porções da gengiva, comprometem a estética do sorriso e são motivo de insatisfação para inúmeros pacientes. O emprego de técnicas cirúrgicas específicas permite o recontorno da arquitetura da gengiva ou o reposicionamento do lábio superior, de forma a resolver tais problemas.

Saiba +

Implantes Dentários

Um dos avanços mais importantes da Odontologia nas últimas décadas, os implantes dentários permitem a solução das mais diversas situações de perda dentária, desde os casos mais simples, até os mais complexos:

Próteses Unitárias

Os implantes dentários, fabricados em titânio, um metal inerte, se integram rigidamente ao osso dos maxilares, permitindo a conexão aos mesmos de dentes artificiais que recuperam perfeitamente a função dos dentes naturais perdidos. A associação com próteses totalmente cerâmicas permite resultados estéticos perfeitos, além de otimizar a biocompatibilidade do sistema, assegurando sucesso clínico ao longo dos anos.

Saiba +

Próteses Totais Fixas

Este é o procedimento indicado na eventualidade da perda de todos os dentes, mas com parte dos ossos do maxilar e gengivas originais ainda preservadas. Nesse caso, próteses dentárias totais são construídas e fixadas por parafusos sobre os implantes metálicos.

Saiba +

Próteses Totais Removíveis

Este é o procedimento melhor indicado quando há perda de todos os dentes e também perda significativa da gengiva e ossos do maxilar, comprometendo o suporte para os lábios e a estética facial. As próteses totais são fixadas aos implantes por meio de encaixes de precisão, o que permite sua remoção para higienização. Apesar de removíveis, elas têm retenção equivalente à das versões fixas, oferecendo eficiência mastigatória, estética e conforto para o paciente.

Saiba +

Próteses Complexas

A ocorrência de grandes defeitos nos maxilares, decorrentes de acidentes ou tumores bucais, se apresenta com um desafio para a Odontologia restauradora. Nesses casos, torna-se necessário associar implantes a próteses complexas, quando são reconstruídos todos os componentes perdidos. Dessa forma, dentes e gengiva artificiais resgatam a função mastigatória, a capacidade fonética e a estética do sorriso.

Saiba +

Gengiva Artificial

Não raro, quando há perda de um ou mais dentes, ocorre também perda dos tecidos ósseos e gengivais, o que compromete a estética do sorriso devido à falta de harmonia entre dentes e tecidos moles. O emprego de implantes e enxertos gengivais, devido a limitações da técnica, nem sempre permitem resultados satisfatórios. O emprego de gengivas artificiais é uma técnica previsível e de grande eficácia para tais situações.

Saiba +

Gengiva Artificial

A fobia ou trauma com anestesia dentária é capaz de manter os pacientes longe dos consultórios dentários. O uso do aparelho Morpheus para aplicação de anestesia local com auxílio de computador permite controle preciso do procedimento, com injeção lenta e controlada do anestésico. Além de aumentar o conforto do paciente durante o tratamento, praticamente evitando a dor, esta técnica diminui o risco de toxicidade e reações adversas.

Saiba +

Clareamento Dentário

O clareamento dos dentes, mais do que uma simples limpeza dos mesmos, significa a remoção de pigmentos intrínsecos, o que leva ao branqueamento dentário. Isso pode ser realizado no consultório através do emprego de um produto cuja reação química é ativada por luz (LED ou Laser). Pode também ser realizado em casa pelo próprio paciente, através de uma moldeira carregada com um produto similar, porém em menor concentração. As indicações, vantagens e desvantagens de cada método devem ser discutidas individualmente, bem como possíveis efeitos colaterais e durabilidade do tratamento.

Saiba +

Importante: a descrição das técnicas e opções de tratamento acima não implica em garantia explícita ou implícita de resultados. A Odontologia não é uma ciência exata e fatores individuais podem afetar o resultado de qualquer tratamento. Cada caso deve ser avaliado individualmente, quando serão discutidos indicação, riscos e prognóstico de cada técnica.